Você precisa rever como escrever um currículo? Enquanto é apenas uma ou duas páginas de comprimento, um  currículo  é uma das partes mais importantes de um pedido de emprego. Seu currículo é sua ferramenta mais poderosa para contar a história de sua história profissional a possíveis empregadores.

Um currículo bem escrito que destaca suas qualificações mais relevantes para o trabalho ajudará você a ser selecionado para uma entrevista. Acima de tudo, seu currículo precisa ser consistente, conciso, claro e fácil de ler.

Se não for, seu currículo e carta de apresentação não serão informados por nenhum gerente de contratação. Leia abaixo para obter informações sobre como escrever um currículo que será notado e ajudá-lo a ser convidado para uma entrevista.

ciee curitiba

Escolha um tipo de currículo

Existem vários  tipos básicos de currículos  usados ​​para se candidatar a vagas de emprego. Dependendo de suas circunstâncias pessoais, escolha um  cronológico , um  funcional , uma  combinação ou um   currículo segmentado . Um resumo cronológico (em ordem cronológica inversa) é o formato mais simples de usar, mas pode haver circunstâncias em que você queira se concentrar em suas principais realizações e habilidades, e não em seu histórico profissional. Tomando o tempo para escolher o melhor tipo de currículo para a sua situação vale bem a pena o esforço.

Escolha a fonte e o tamanho certos 

É importante  escolher uma fonte e um tamanho de fonte  legíveis e deixar espaço em branco suficiente na página. Você também deseja manter os recursos de estilo (como itálico, sublinhado, negrito e uso de  marcadores ) no mínimo; reserve o uso de negrito para cabeçalhos de seção e para realizações quantificáveis ​​que você gostaria de ter “pop” na página (Exemplo: “ Contrato de US $ 1,5 milhões garantido e cumprido  ”). Quando você usa um estilo específico, use-o de forma consistente.

Leia as  amostras que se encaixam em uma variedade de situações de emprego . Esses exemplos de currículos fornecerão exemplos de formatos de currículo que funcionarão para quase todos os tipos de candidatos a emprego. Eles também ajudam você a ver que tipo de informação incluir.

No entanto, sempre que você usar um exemplo de currículo, certifique-se de personalizar seu currículo para que ele reflita suas habilidades e habilidades e os trabalhos para os quais você está se candidatando.

Use um modelo de currículo

Junto com exemplos de currículos, você pode usar um  modelo de currículo como ponto de partida para criar seu próprio currículo. Adicione suas informações ao modelo de currículo, modifique-o e edite-o para personalizar seu currículo para que ele destaque suas próprias habilidades e habilidades únicas.

Use palavras-chave de retomada

A maioria das empresas usa software de gerenciamento de recrutamento para selecionar candidatos a vagas de emprego. Para ser encontrado, seu  currículo precisa conter palavras-chave  que segmentam diretamente os trabalhos nos quais você está interessado. Passe algum tempo  combinando suas qualificações com o trabalho  para garantir que você inclua as palavras-chave e as habilidades adequadas. Além de ajudar seu currículo a ser selecionado, ele também ajudará o gerente de contratação a ver como suas habilidades e experiências o tornam um candidato ideal para o trabalho específico.

Jazz acima suas descrições do trabalho

Revise as descrições que você escreveu para cada trabalho. Eles vão mostrar o gerente de contratação porque você é um bom jogo? Eles soam impressionantes? Tome alguns minutos para ajustá-los um pouco para que pareçam super impressionantes .

Resume o conselho

Escrever um currículo é um trabalho árduo e geralmente é uma boa ideia obter ajuda antes de enviá-lo aos empregadores. Você pode encontrar currículo escrito conselhos e  retomar as dicas de escrita  online. Você também pode se encontrar com um  conselheiro de carreira da faculdade  se você é um estudante universitário ou ex-aluno.

Você pode usar um  serviço de currículo profissional  ou verificar com o site do Departamento de Trabalho do seu estado   para obter informações sobre quaisquer serviços de emprego gratuitos que eles oferecem. Há muitos recursos de currículo gratuitos, então faça uma pesquisa antes de pagar dinheiro para o conselho de alguém.

Prova do seu currículo

Certifique-se de  editar completamente o seu currículo  antes de enviá-lo. Verifique se há erros de gramática e ortografia, bem como quaisquer inconsistências de estilo. Considere pedir a um amigo ou membro da família, ou até mesmo a um conselheiro de carreira, que leia a sua carta de apresentação. Além disso, revise essas  dicas de revisão  para garantir que seu currículo seja consistente e livre de erros.

Como preparar um bom currículo
Avalie este artigo!
Categorias: Emprego