Você está entre empregos? Em uma encruzilhada de carreira? Tentando fazer a transição para outro campo? Um estágio pode ser o melhor passo seguinte, mesmo que você não tenha visto o interior de uma sala de aula em muitos anos. Não mais apenas para estudantes universitários ou recém-formados, os estágios podem ser um passaporte para o sucesso de profissionais de qualquer idade.

Você pode se sentir envergonhado em ser um profissional experiente, mas não deveria.

“Enquanto os estágios costumavam ser opcionais para um estudante universitário, eles agora são quase essenciais”, diz Luís Francisco, especialista no campo de pesquisa de carreira e presidente do CIEE Curitiba “E até mesmo trabalhadores experientes podem obter grandes benefícios com o tempo para fazer um estágio parcial ou integral.”

Em 2009, a empresa de mídia WowOWow tinha quatro estagiários que estavam todos no norte de 40. Também naquele ano, mais de 50 funcionários de finanças desempregados da cidade de Nova York (cada um deles tinha uma média de 15 anos de experiência). de acordo com o New York Times ), fez estágio não remunerado de 10 semanas em startups em Manhattan e arredores.

Se você está interessado em fazer estágio, mas não sabe por onde começar, continue lendo para saber como encontrar um estágio adequado para você e aproveitar ao máximo a oportunidade.

CIEE Curitiba

Onde procurar

Michelle Mercurio, diretora regional de serviços de carreira da DeVry University e da Keller Graduate School of Management, diz que encontrar um estágio não precisa ser um trabalho árduo. “Eu encorajaria os candidatos mais experientes a perguntarem a seus contatos profissionais sobre como aproveitar sua experiência em estágios de curto prazo para se manterem atualizados em seu campo”, diz ela.

Kawano concorda. “Não basta procurar estágios que estão sendo anunciados”, diz ela. “Encontre empresas que têm a cultura , objetivos e valores que ressoam com quem você é e para onde você está indo. Tome a iniciativa de chamá-los e oferecer seus serviços. Nesse tipo de ambiente, muitas empresas ficariam felizes pela ajuda extra e estão dispostos a investir em você “.

Mesmo que você esteja fora da escola por um longo tempo, o centro de carreira de sua alma mater pode ajudá-lo a realizar estágios. Além disso, o seu diretório de ex-alunos também pode ajudá-lo a encontrar pessoas em organizações-alvo que estão dispostas a ajudar colegas graduados em suas carreiras.

Como se vender

Você não é mais um estudante, então não finja ser. Use sua experiência profissional prévia a seu favor. “Se um candidato a emprego não é um estudante universitário, pode parecer estranho procurar um estágio”, diz Kawano. “A chave é lembrar que você traz ativos únicos para a mesa que o estagiário mais jovem não faz.”

Mercurio lembra aos trabalhadores que os estágios permitem que as empresas avaliem possíveis candidatos para cargos futuros. “Em muitos casos, os empregadores estão dispostos a ter uma chance em um estágio motivado com fortes habilidades transferíveis , mas eles não vão ter a mesma chance quando estão contratando um funcionário em tempo integral”, diz ela. Os estágios geralmente levam a contratações permanentes, pois os empregadores têm a oportunidade de avaliar seu desempenho e comprometimento em tempo real.

O que esperar

Assim que você começar seu estágio, defina expectativas claras desde o início, diz Mercurio. “Certifique-se de que ambas as partes entendam coisas como horas, tempo de espera, o que será realizado durante o estágio e o que acontece quando você consegue outro emprego”, diz ela.

Kawano acredita na estruturação inicial de um estágio em torno de um projeto específico em vez de tarefas rotineiras. “Ser capaz de dizer, ‘Objetivo atingido de captação de recursos de $ 100.000’ soa muito mais impressionante do que ‘telefones atendidos'”, diz ela. “Isso também dará um escopo ao seu estágio que será inestimável.”

Se é menos do que você espera

Sherri Elliott, autora de Ties to Tattoos: Transformando Diferenças Geracionais em uma Vantagem Competitiva , não acha que você deveria ficar muito desanimado se o seu estágio não levar a uma oferta de emprego na empresa. “Se você estagia em uma empresa em que você não trabalha, você ainda está fazendo contatos, ficando no mercado e abrindo as portas para os lugares que você quer estar mais tarde”, diz ela.

Kriss Poll, da Introspective Advantage, uma empresa de consultoria que trabalha com estudantes universitários (graduação e pós-graduação) e corporações em torno do desenvolvimento de carreira, pede que os estagiários se concentrem no aspecto de serem produtivos, mesmo que seu estágio seja uma decepção.

“É excelente para o moral de uma pessoa ter um propósito que exige que ela se levante de manhã e saia de casa”, diz Poll. “Tantas pessoas sofrem de depressão devido ao estado da economia e às suas próprias situações pessoais. Você precisa trazer seu ‘jogo’ quando vai a entrevistas. A depressão torna isso mais difícil, mas manter-se produtivo pode combater a depressão”.

Como conseguir Estágio em qualquer idade
Avalie este artigo!
Categorias: Emprego